Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Florianópolis/SC


Localizada na Ilha de Santa Catarina e no continente, Florianópolis é conhecida como a “Capital da Qualidade de Vida do Brasil”, a “Melhor Cidade Brasileira para Empreendedorismo” e a “Capital dos Ostras do Brasil”.

A designação de Florianópolis como a Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO é um incentivo extraordinário para a cidade promover o desenvolvimento sustentável através das indústrias culturais e, assim, contribuir para atrair investimentos e recursos humanos qualificados.

Florianópolis está empenhada em implementar duas importantes ações inovadoras que levam à criação do Observatório Gastronômico e do Laboratório de Inovação Cultural. O primeiro é projetado para coletar, analisar e disponibilizar informações e conhecimento do setor de gastronomia, enquanto o segundo trabalhará em ações transversais combinando artesanato, design e gastronomia. Florianópolis também está engajada na formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento da economia criativa local. Em particular, a cidade está se concentrando no setor de gastronomia, cooperação técnica e projetos de intercâmbio, além de programas de pesquisa e treinamento.

 

Fonte: Florianópolis - Cidade Criativa Unesco da Gastronomia