O Berbigão do Boca (BeBo) abre o Carnaval com tradicional Concurso Gastronômico


O Berbigão do Boca (BeBo), evento que marca a Abertura Oficial do Carnaval de Florianópolis, completa 27 anos de folia em 2019.

Evento tradicional na cidade de Florianópolis, o Berbigão do Boca abrirá o carnaval no próximo dia 22 de fevereiro, com seus tradicionais bonecos gigantes retratando as personalidades da cidade.

A folia começa ao meio dia com a apresentação dos bonecos à cidade seguido do Concurso Gastronômico Berbigão do Boca, às 14h. As receitas apresentadas serão avaliadas por uma banca de professores da Faculdade Senac Florianópolis e a premiação entregue às 16h. Tudo isso acompanhado das apresentações de bandas para embalar os foliões.

Às 19h inicia o Arrastão do Berbigão, desfile pelas ruas centrais da cidade, que transcorre até as 23h.

O público em todas as 12 horas de duração da festa, ultrapassa 100 mil pessoas, com pico de presença entre as 19 e 22 horas, com cerca de 60 mil pessoas inundando o centro da cidade de alegria e beleza.

O Berbigão do Boca foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis pela Câmara de Vereadores. O evento traz, ao longo do dia, alegorias como figuras do Boi de Mamão, fantasias que fizeram sucesso nas décadas anteriores, principalmente as do irreverente Bloco de Sujos, os Bonecos Gigantes – representados por maricotões que mantém vivos na memória do povo, personalidades do nosso cotidiano.

Desde 2004, em parceria com o curso de Gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis, é realizado o Concurso Gastronômico Prato de Berbigão, onde 15 candidatos disputam anualmente o título de maior “berbigãozeiro” de Santa Catarina, durante a festa do BeBo.

Segundo a organização do evento, o sucesso do Concruso Gastronômico Prato de Berbigão foi tão marcante que inúmeros restaurantes da região voltaram a apresentar em seus cardápios pratos à base de berbigão, num verdadeiro resgate desta culinária.

Em 2016, numa parceria Fecomércio SC, Sesc e Senac, foi lançado o livro “Berbigão do Boca – Receitas que fazem história”, com as melhores receitas criadas para o concurso gastronômico.

E assim é a festa do BeBo, uma festa da cidade, de suas tradições e do seu povo, com a roupagem carnavalesca que a época impõe.

Para mais informações sobre o Berbigão do Boca e o Concurso Gastronômico acesse aqui o site do evento.

Acesse o livro “Berbigão do Boca – Receitas que fazem história” aqui

 

Com informações da organização do evento. Imagem: Berbigão do Boca

Categorias: Cidade Criativa Festival Gastronomia Moluscos Turismo