“Sabores africanos nas Américas” abre a agenda de eventos de 2019 do projeto ‘Tá na Mesa com o Senac’


O Projeto “Tá na Mesa com o Senac” abre o calendário de atividades para o ano de 2019 discutindo os sabores africanos nas Américas.

A Faculdade Senac Florianópolis, em parceria com o Observatório da Gastronomia e o Consulado e Embaixada dos EUA, recebe o antropólogo Raul Lody e o chef Jerome Grant na tarde do dia 29 de março para palestra e aula-show sobre a gastronomia afro-americana.

Raul Lody é antropólogo, museólogo, curador, escritor e pensador da comida e da alimentação. Tem experiência nacional e internacional na área da Antropologia da Alimentação. Coordena, desde 1972, projetos com ênfase na etnoalimentação em todo o território nacional, em países africanos (Angola, Marrocos, Tunísia); na península ibérica, na península itálica, e no México.

É criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (2006) e do www.museudoacucar.com.br .

Já o chef Jerome Grant é formado em Gastronomia pelo Instituto Le Cordon Bleu de Artes Culinárias de Pittsburgh, nos EUA. Está à frente do Sweet Home Café, o mais novo restaurante do Museu de História e Cultura Afro-Americana (National Museum of African American History and Culture), do Instituto Smithsonian, em Washington, DC.

 

Palestra: A diáspora dos sabores africanos no Brasil, nas Américas e no Caribe, com Raul Lody

O continente africano na sua diversidade e pluralidade cultural reúne amplos acervos de civilizações milenares e de etnias que, no decorrer da história, imigraram para o chamado Novo Mundo, nos cenários econômicos e sociais de uma Europa colonial.

Todos esses movimentos possibilitaram a formação de patrimônios culturais experimentados na música, na dança, na literatura, no teatro, na religiosidade, nas artes visuais; e, em especial, nos sistemas alimentares, que recuperam memórias ancestrais e fundadoras de identidades africanas.

Assim, esta verdadeira diáspora africana no Brasil, nas Américas e no Caribe, ganha notável reconhecimento na gastronomia por causa da continuidade de hábitos alimentares vividos no cotidiano, e nas celebrações coletivas das festas, que envolvem milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Aula-show: Gastronomia afro-americana com a temática Creole Coast, com Jerome Grant

– Duck and Andouille Sausage Gumbo with Carolina Rice

– Gulf Shrimp, Tasso Ham, Caramelized Leeks, Tomato Butter and Stone Ground Grits

Os participantes receberão certificado de participação após o evento.

 

Serviço

O quê: Tá na mesa com o Senac – Sabores africanos nas Américas
Quando: 29 de março
Horário: 15h – 17h
Quanto: gratuito, requer inscrição (link abaixo)
Onde: Faculdade Senac Florianópolis, Rau Silva Jardim, 360, Centro – Fpolis

 

Clique para Inscrição

 

 

 

Categorias: Capacitação Gastronomia Patrimônio Alimentar Senac